CASULO

Nosso produto elaborado para o ProviHack Woman 2021.

Marina Merlin
6 min readFeb 17, 2021

Durante o primeiro fim de semana de fevereiro participei junto com outras 120 mulheres de um Hackathon promovido pela Provi. Foi um evento incrível que tinha o objetivo de impulsionar a carreira de mulheres no mercado de tecnologia. Foram 3 dias de hackathon e mais uma semana de paineis com profissionais e empresas parceiras.

O desafio era criar um projeto completamente do zero com uma equipe que havíamos acabado de conhecer! Na quinta-feira (04/02) a noite encontramos nossos grupos no canal do Discord e já começamos a trabalhar!

O briefing do desafio era:

construir uma solução que use tecnologia para apoiar profissionais em início de carreira a conseguirem oportunidades de emprego.

Para entender melhor o problema, fizemos uma Matriz CSD e separamos suposições e dúvidas que gostaríamos de validar em uma pesquisa quanti e preparamos um roteiro de perguntas para um formulário que enviamos a pessoas e grupos relacionados à área de tecnologia.

As perguntas consideravam pessoas empregadas ou não levando em conta o status da carreira, o trabalho atual dessas pessoas, o que elas procuram em um trabalho e como estão se preparando para processos seletivos.

Enquanto a pesquisa quanti rolava criamos um roteiro de perguntas para a pesquisa qualitativa. Escolhemos 5 pessoas que estão começando na carreira de tecnologia e na maioria dos casos, transição de carreira. Aqui estão alguns insights e patterns dessas pesquisas:

Mas quais foram os resultados dessa pesquisa?

Tivemos 96 respostas de pessoas de diversos níveis de senioridade e períodos da carreira. A partir do cruzamento dos dados conseguimos perceber que o que as pessoas que estão procurando emprego podem estar apostando as fichas no movimento errado. Sendo que o maior ponto de dor dessas pessoas é não possuir habilidades ou portfólio ou síndrome do impostor e o ponto que fez mais de 58% das pessoas conseguirem a primeira oportunidade foi indicação.

Também encontramos em paralelo de que a grande maioria das pessoas são ignoradas em processos seletivos, e quando há algum tipo de indicação a possibilidade de ser ignorado é bem baixa.

Mais um dado que encontramos em nossa pesquisa:

29 pessoas, das 96 entrevistadas disseram que no momento em que estavam procurando emprego conversaram com pessoas que trabalhavam na empresa — dessas 29, 20 estão empregadas.

Nosso desafio

Em nossas entrevistas pudemos perceber que pessoas em transição de carreira não sabem por onde começar a fazer networking para ingressar no mercado de trabalho.

Fizemos um brainstorm a partir desse desafio e chegamos a idea de conectar as duas pontas de nossa pesquisa - Pessoas a procura de trabalho estão também a procura de melhorar alguma hard ou soft skill e pessoas que podem promover um network de maior qualidade.

Nosso "How might we?"

Como escolher o mentor certo para ajudar na trilha de preparação do mentorado para o mercado.

Nossa Ideia

Uma plataflorma que une mentor e mentorado para que juntos criem uma trilha de carreira.

O nome da nossa plataforma é CASULO, pois gostaríamos de ser um local seguro onde pessoas venham em busca de transformação e saiam preparadas para enfrentar o mercado de trabalho.

Como essa plataforma funciona? Quais serão os usuários da plataforma?

Na CASULO o mentorado vai encontrar:

  • Planos de mentoria a preços acessíveis.
  • Comunidade para trocar experiências com outros mentorandos.
  • Uma trilha de carreira construída a quatro mãos junto com seu mentor.
  • Possibilidade de contratação por empresas parceiras.

Na CASULO o mentor vai encontrar:

  • Contribuição financeira mensal de acordo com suas mentorias.
  • Feedback dos mentorandos sobre o seu trabalho como mentor
  • Recompensa caso seu mentorando seja contratado por uma empresa parceira

Na CASULO a Empresa Parceira vai encontrar:

  • Profissionais juniores interessados em evoluir sempre
  • Feedback de Mentores sobre os mentorados, para uma contratação mais certeira
  • Indicação de Mentorandos pelos seus próprios funcionários mentores
Passos do usuário mentorado dentro da plataforma

Em nosso MVP haverá um sistema de buscas dinâmico, onde o mentorando pode encontrar o mentor mais indicado a sua necessidade e o enviar uma solicitação.
O mentor recebe a solicitação, ele consegue ver o perfil do mentorado, vídeo com uma breve apresentação, foto e portfólio caso o mentorando já tenha essas skills. Se ele o aceitar, está aberto o canal e o mentorando recebe o contato do mentor para agendar a mentoria e traçarem juntos sua trilha de carreira.

  • Captação de usuários — mentorandos e mentores

Na próxima fase do projeto colocaremos os planos pagos, a plataforma para planejar tarefas e a trilha profissional do mentorando, a comunidade e a parceria com as empresas.

Nosso protótipo e Style Guide:

Cores de brand, botões e tags

Você pode ver nosso protótipo nesse link.

Nosso produto final do Hackathon e onde cada uma de nós atuou!

O processo de descoberta e ideação foi feito com todas as integrantes em conjunto conduzidas por mim (UX/UI)e pela Roberta (Produto).

Outras atribuições de Roberta (Produto) foram a estratégia de negócio, o backlog do produto, a priorização do backlog com o time e o acompanhamento das atividades em kanban, as ferramentas utilizadas foram: Trello para gestão da equipe e Metodologia Design Thinking.

A Marcella (Dados) ficou responsável pelo tratamento e análise dos dados, utilizou o MySQL e o Metabase, fazendo com que pudéssemos chegar de forma clara nas respostas necessárias para descobrirmos a dor do nosso público e buscar soluções para a criação do nosso produto.

Eu fui responsável pela parte de UX/UI — foi feito o fluxo do produto, sitemap, wireframe low-fi e protótipo hi-fi.

Na parte de front (Samantha) do nosso produto utilizamos HTML, CSS e Bootstrap pelo Visual Studio Code, respeitando o layout criado no Figma por mim, UX/UI designer.

A nossa FullStack Guilhermina usou JavaScript para realizar a captação de dados do formulário e login.

A Shirlei, cuidou da parte de backend e banco de dados implementados usando typescript, node.js e banco de dados MySql.

Equipe PUPA:

E por fim, um pouquinho de cada uma de nós e nossos superpoderes!

Marina Merlin, Roberta Santos (Produto) , Guilhermina Araújo (Fullstack dev.), Marcella Justo (Data), Shirlei Machado (Back-end), Samantha Bianchi (Front-end)

Nossa foto na sexta feira depois do anúncio dos vencedores!

Agradecimentos!

Fizemos com muito muita garra e comprometimento, e mais uma vez, trabalhando só com mulheres nos fez perceber como é poderosa essa rede de mulheres que impulsionam outras mulheres em tecnologia. Tivemos mentoras super-poderosas fundamentais em suas orientações e principalmente em seus questionamentos, o que nos fazia querer melhorar cada vez mais nosso produto e entregar uma solução ainda mais completa.

O espírito presente no evento foi sempre o de total colaboração e troca de experiências. Parabéns pela organização Clara Limongi, Luana Ferreira e Ana Baraldi! Vocês são maravilhosas!

Esse artigo foi escrito por toda equipe Pupa! =)

--

--